O coaching de vida financeira é um processo importante que ajuda pessoas e casais a alcançar seus objetivos financeiros. O coaching de vida financeira se concentra em aumentar o bem-estar e a capacidade do cliente de atingir seus objetivos financeiros, em vez de se concentrar apenas nos valores monetários. O coaching é uma técnica muito eficaz que fornece metas financeiras individuais e do casal para atingir um estilo de vida financeiro mais saudável. O coaching de vida financeira permite que uma pessoa ou casal desenvolva um plano financeiro abrangente para si e sua família, que envolve estimativas de despesas e economias, bem como um cronograma para atingir esses objetivos. Este artigo define as principais características de um coach de vida financeira e como elas podem beneficiar você e sua família.
A maioria dos treinadores de vida financeira vai dar uma olhada no lado da receita da equação. Eles são hábeis em propor estratégias financeiras e conselhos para economizar para a aposentadoria, construir um fundo patrimonial, proteger o patrimônio ou até mesmo criar uma base para a aposentadoria. Algumas dessas estratégias financeiras podem envolver cortar despesas não essenciais, mudar para energia e bens mais baratos e economizar dinheiro para o futuro. Todas essas economias irão para o objetivo geral de ter uma vida financeiramente mais confortável. Além disso, algumas dessas estratégias também podem envolver o corte de despesas desnecessárias, como comer fora em restaurantes todas as semanas, comprar grandes itens a granel em lojas de varejo e economizar dinheiro em passagens.
Um treinador de vida financeira seria capaz de ajudar a abrir uma conta de poupança e estabelecer um orçamento para gastos com moradia, transporte e alimentação. Eles seriam capazes de aconselhar sobre opções de poupança e também sobre outros aspectos do planejamento financeiro de longo prazo, por exemplo, como lidar com o pagamento de dívidas. Se um casal deseja ter filhos, o treinador da vida financeira está em melhor posição para aconselhar sobre o planejamento financeiro da criação dos filhos. Além disso, se uma pessoa ou casal deseja comprar uma casa ou apartamento, eles precisam de um especialista em planos de vida financeira para garantir que as finanças possam sustentar uma grande família sem recorrer à falência.
Outra área de especialização é a alocação de ativos.
Isso envolve administrar o dinheiro para que seja mais facilmente acessado quando for necessário. Os ativos podem ser qualquer coisa, desde poupança, investimentos, fundos de aposentadoria, apólices de seguro, veículos, como carros, ou mesmo títulos. Ao procurar um consultor para ajudá-lo a definir um plano de alocação de ativos, é melhor que eles tenham experiência em finanças pessoais e também em finanças. Além disso, é melhor se o consultor puder oferecer alguma orientação sobre como começar com finanças pessoais e alocação de ativos.
Uma das áreas em que as finanças pessoais costumam ser esquecidas é no mundo da economia doméstica. A economia doméstica trata de orçamentos, economias, gastos, economias para emergências e decisões financeiras, como usar ou não um cartão de crédito. Além disso, o orçamento pode envolver reservar uma certa quantia de dinheiro para situações de emergência. Isso pode ser feito colocando o dinheiro em uma caderneta de poupança, investindo em imóveis ou salvando em um certificado de depósito (CD), onde renderá juros. A economia doméstica é uma parte importante do planejamento financeiro, pois afeta muitas áreas da vida de uma pessoa. Inclui coisas como orçamento para despesas do dia-a-dia, como roupas e alimentos, uso de eletricidade, gás e despesas com carro e férias.
No que se refere à independência financeira, quem está se aproximando da idade da aposentadoria ou já a atingiu, deve pensar em fazer um planejamento financeiro e um plano de investimentos.
Mesmo os jovens podem se beneficiar investindo em sua educação, aproveitando o atual mercado de ações e o boom imobiliário. Existem muitas opções disponíveis, mas o ensino superior também equivale a uma renda mais alta e maior potencial para ganhar poder no futuro.
Além disso, há uma série de questões adicionais de planejamento financeiro que os casais devem considerar. Primeiro, é estabelecer um fundo de aposentadoria para o casal. Feito isso, o casal deve decidir o que fazer com o dinheiro. Alguns casais optam por viver com o dinheiro acumulado enquanto economizam para a aposentadoria, enquanto outros usam o dinheiro extra para coisas como viajar, comprar uma nova casa ou estabelecer uma organização de caridade. Independentemente de como o dinheiro é usado, o planejamento financeiro e o investimento aumentam muito as chances de felicidade de um casal em seus anos dourados e diminuem muito as chances de viver apenas de seus rendimentos de aposentadoria.
Por fim, o planejamento financeiro se concentra na proteção dos ativos de uma pessoa.
Isso inclui cobertura de seguro de vida, que pode ser usada para complementar a poupança para a aposentadoria ou para substituí-la completamente. A cobertura de seguro de vida deve ser adquirida de acordo com a idade, a saúde do segurado, o valor da apólice e a renda. Também é útil conversar com um agente ou corretor com experiência em questões de cobertura de seguro. Essas pessoas podem ajudar uma pessoa a determinar o melhor tipo de apólice para sua situação particular e como proceder para obter a melhor cobertura de seguro possível.