No ano de 2021, o sistema econômico e financeiro da República Dominicana continua se deteriorando. Para muitas pessoas nas comunidades rurais, as necessidades básicas como comida e água continuam fora de alcance. A falta de infraestrutura básica, combinada com a inflação, levou a um forte aumento nos preços das commodities básicas. O resultado é que muitas famílias nas áreas remotas da República Dominicana estão encontrando dificuldades para atender às suas necessidades básicas de alimentos e água.
Para ajudar a aliviar algumas das piores condições que afetam as comunidades na República Dominicana, o Governo anunciou um programa chamado “Olá, México”. Olá, México é um programa criado para ajudar as famílias das áreas rurais da República Dominicana a obter os recursos necessários. Este programa também ajudará a melhorar as condições gerais da economia local. O governo central da República Dominicana aprovou um plano denominado “Acordo Modelo de Empréstimo”. Este plano ajudará a estabelecer um modelo de contrato de empréstimo entre credores privados e o governo, a fim de fornecer assistência financeira a famílias dominicanas qualificadas necessitadas.
“Hello Mexico” não é realmente um programa, mas um conjunto de programas. Um desses programas é chamado de “Olá, Sr. El Financiero”, que está em vigor. Ele permite que bancos mexicanos privados forneçam empréstimos diretos a famílias de renda muito baixa na República Dominicana.O programa “Olá Senhor El Financiero” também permitirá ao governo emitir fundos para fins educacionais. Os fundos serão disponibilizados para os alunos buscarem o ensino superior ou o ensino superior técnico. Haverá também programas monetários que atenderão às necessidades básicas dos consumidores, como comida, água, eletricidade, abrigo e saúde.
Este plano parece bom. Afinal, quem não quer melhorar seu padrão de vida? Na economia atual, todos precisam de uma boa educação para conseguir um bom emprego. Também será benéfico para a economia da República Dominicana porque os fundos irão somar alguma coisa. O governo central do país espera que, ao permitir que os credores privados forneçam empréstimos diretos a famílias de baixa renda, eles impulsionem a economia do país e a tornem mais estável.
No entanto, muitos estão céticos em relação a este programa.
O Banco Central da República Dominicana divulgou certas normas que devem ser cumpridas para que o financiamento seja considerado um programa de sucesso. Em primeiro lugar, um mutuário só pode ser elegível se for membro não dominante de uma família. Em segundo lugar, o mutuário deve apresentar um comprovante de renda que pode provar que os ganhos mensais são de pelo menos cinco mil dólares por mês. O mutuário também deve produzir um plano de negócios que mostre como os fundos serão gastos e obter um retorno de 5%.
Alguns temem que os altos requisitos desqualifiquem muitas pessoas, mas isso simplesmente não é verdade.
Conforme mencionado, apenas aqueles com muito pouca renda serão elegíveis porque o governo quer garantir que não crie um mercado negro para sua moeda. Além disso, é muito raro que um indivíduo elegível deixe de pagar o empréstimo. Podem ser várias as razões pelas quais um indivíduo pode deixar de pagar o empréstimo, mas a falta de pagamento não significa que ele ou ela não possa contrair empréstimos entre indivíduos no futuro. Desde que o empréstimo tenha sido pago integralmente, o mutuário ainda pode obter o dinheiro do empréstimo entre indivíduos.
Indivíduos que estão preocupados em ter crédito ruim podem se inscrever para receber empréstimos entre indivíduos usando métodos tradicionais. No entanto, eles também devem ter um emprego estável que pague pelo menos algumas centenas de dólares por semana, possuir uma conta corrente com pelo menos uma pequena quantia em dinheiro e atender a outros critérios básicos. Aqueles que não se qualificam para empréstimos tradicionais podem solicitar um empréstimo sem garantia por meio de alguns credores privados, embora seja mais difícil se qualificar para esse tipo de empréstimo. Por fim, os indivíduos que buscam garantir seu futuro financeiro podem considerar a possibilidade de contrair um empréstimo contra sua casa, que é uma forma de empréstimo mais segura do que os empréstimos tradicionais entre indivíduos.