A independência financeira é o seu objetivo final na gestão financeira. Independência financeira significa que você pode fazer o que quiser com seu dinheiro, incluindo gastá-lo como quiser. O trabalho se tornará desnecessário e você será o senhor de seu próprio destino. Você poderá viver sua vida sem as restrições de um contracheque para pagar, da hipoteca de sua casa ou dos filhos para alimentar.
Existem muitas maneiras diferentes de alcançar a independência financeira. Alguns preferem construir uma base sólida de ativos, enquanto outros gostam de construir um patrimônio líquido por meio de investimentos e poupanças. A participação ativa em uma rede social, a manutenção de um orçamento modesto, a obtenção de ajuda profissional para os filhos e a manutenção de um plano financeiro estável são alguns dos métodos que constroem ativamente a base de ativos e, ao mesmo tempo, criam riqueza. Os métodos passivos incluem coisas como dividendos de ações, juros de investimentos imobiliários e outras coisas no mercado de ações que permitem que você viva bem hoje, em vez de se preocupar com o amanhã.
O primeiro passo para a independência financeira é identificar no que você é bom e no que não é.
Se você tem um emprego bem remunerado, provavelmente o primeiro passo é investir em um negócio. Começar um negócio é a melhor forma de aumentar sua receita. Uma empresa precisa de financiamento para investir e crescer; portanto, se você não tem dinheiro para iniciar o negócio, considere obter um pequeno empréstimo de um banco ou cooperativa de crédito. Os pequenos empréstimos geralmente implicam em taxas de juros baixas e um período de reembolso mais longo, de modo que você não ficará endividado assim que iniciar o negócio.
Depois de ter um negócio ou uma aposentadoria sob controle, você está no caminho certo para alcançar a independência financeira. Se sua aposentadoria ainda está longe, pense em construir uma carteira de investimentos que lhe permitirá economizar para a aposentadoria. Construir uma carteira de investimentos que consiste em ativos investíveis e investimentos de renda fixa irá protegê-lo de qualquer perda de ativos investíveis caso o mercado de ações sofra um golpe. Os ativos investíveis incluem títulos, ações e fundos mútuos. Um investimento de renda fixa, como um título, rende uma taxa de juros fixa, que não irá flutuar como o mercado de ações ou títulos.
O segundo passo para alcançar a independência financeira é eliminar qualquer dívida que você tenha atualmente.
Isso inclui todos os cartões de crédito que você possui e quaisquer empréstimos estudantis.
A maioria dos especialistas recomenda que você se livre de quaisquer empréstimos estudantis pendentes assim que se formar. Você pode fazer isso conseguindo um emprego de meio período ou cursando aulas de meio período, a fim de reduzir o montante da dívida que você tem. Eliminar dívidas de cartão de crédito também é uma boa idéia assim que você puder fazer isso financeiramente.
Você pode se sentir mal agora que tem muitas dívidas com juros altos, mas essa é uma parte necessária do trabalho para alcançar a independência financeira. A dívida com juros altos tende a mantê-lo pagando mais dinheiro no longo prazo. Se você tem muitas dívidas de cartão de crédito, por exemplo, é provável que pague essa dívida nos próximos 30 anos ou mais. Embora você possa não sentir que está sendo enganado, o fato é que você está pagando pela conveniência desses cartões de crédito. Os programas de alívio da dívida podem ajudá-lo a liquidar essas dívidas de juros altos e reservar algum dinheiro todos os meses para ajudá-lo a pagar seus pagamentos mensais.
Um passo final para alcançar a independência financeira é aumentar a renda familiar.
Aumentar sua renda permitirá que você tenha algum dinheiro para gastar a cada mês, o que lhe permitirá construir um pé de meia para o futuro. Normalmente, quanto maior for sua família, mais dinheiro você terá disponível para as despesas do dia-a-dia. Quando você está em uma faixa de tributação mais elevada, no entanto, pode não ser capaz de aumentar sua renda o suficiente para suprir as necessidades de toda a sua família e pagar dívidas certamente não o ajudará a alcançar a independência financeira.
Independentemente de qual passo você escolher para alcançar a independência financeira, você precisará certificar-se de que está dando todos os passos necessários para ter sucesso. Isso inclui a criação de um fundo de emergência para cobrir despesas de manutenção, economizando dinheiro a cada mês para pagar dívidas e economizando os fundos para usar em investimentos. Ao criar um fundo de emergência para cobrir despesas de manutenção, você nunca mais terá que se preocupar em se endividar novamente. Ao economizar dinheiro todo mês para cobrir suas dívidas, você estará se proporcionando uma fonte de renda passiva com a qual não terá que depender. Quer você decida investir o dinheiro em uma conta de aposentadoria ou comprar um fundo mútuo de alto risco, certificar-se de que está investindo seu dinheiro no futuro o ajudará a alcançar a independência financeira.