Se você está planejando abrir um negócio, uma das coisas mais inteligentes que você pode fazer é considerar a obtenção de um empréstimo autônomo negativo. Por quê? Esse tipo de empréstimo para trabalhadores autônomos tem alguns benefícios exclusivos que podem ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios. No entanto, esse tipo de empréstimo não está disponível para todos. É importante estar ciente de todos os requisitos e pré-requisitos para que você possa se qualificar para o empréstimo.
Primeiro, você precisa ter uma razão válida para obter um empréstimo autônomo negativo. Você deve demonstrar ao credor que está em uma situação financeira séria e convincente, em que um empréstimo além de sua renda atual não é viável. Seu plano deve indicar claramente para que você pretende usar os fundos. Por exemplo, se você pretende usar os fundos para pagar dívidas pendentes, seu credor não exigirá que você forneça mais detalhes. Por outro lado, se você estiver considerando um projeto de reforma da casa, precisará fornecer alguns planos de projeto viáveis.
Em segundo lugar, existem certos tipos de empréstimos que não podem ser usados para esses fins.
Por exemplo, este tipo de empréstimo não é elegível para um empréstimo de consolidação da dívida. Além disso, este empréstimo não é elegível para uma linha de crédito empresarial. Se você for membro de uma associação de proprietários, o credor poderá isentar-se de algumas taxas aplicáveis a esse tipo de empréstimo. No entanto, qualquer taxa dispensada provavelmente terá uma penalidade significativa. Por esse motivo, você deve sempre negociar com seu credor.
Terceiro, ao considerar esse tipo de empréstimo para os autônomos, lembre-se de que provavelmente terá de pagar taxas de juros mais altas do que um empréstimo tradicional. Isso se deve ao aumento do risco inerente ao trabalho sozinho. Como sua pontuação de crédito é menor do que a de alguém que trabalha para uma grande empresa ou estabelecimento, sua taxa de juros potencial também é geralmente mais alta. Se você fizer todos os seus pagamentos dentro do prazo, sua classificação de crédito deve melhorar com o passar do tempo. Mas, se você entrar em default, poderá enfrentar uma ação legal do seu credor e multas potenciais.
Quarto, um empréstimo de fluxo de caixa negativo pode não ser a resposta se você deseja aumentar seu fluxo de caixa positivo.
Um fluxo de caixa positivo (CCF) ocorre quando seus fluxos de caixa mensais são consistentemente maiores do que sua dívida total. Para esse tipo de empréstimo, você teria que aumentar seus pagamentos a cada mês para manter um fluxo de caixa positivo. Mutuários autônomos geralmente não têm a opção de pagar seus saldos integralmente; portanto, se você tiver um CCF negativo, pode ser melhor atendido trabalhando com um empréstimo tradicional.
Finalmente, os mutuários com CCF negativo podem optar por obter um de dois tipos diferentes de empréstimos. O primeiro tipo de empréstimo é chamado de linha de crédito sem garantia (ULOC). Um empréstimo sem garantia é um tipo de empréstimo em que você tem uma determinada quantia que irá reembolsar, menos quaisquer taxas aplicáveis, uma vez que seu saldo pendente tenha sido pago. Os mutuários autônomos terão necessidades diferentes quando se trata de empréstimos pessoais autônomos. Por esse motivo, muitos bancos não oferecem esses tipos de empréstimos aos mutuários autônomos.
O segundo tipo de empréstimo autônomo negativo é conhecido como linha de crédito sem garantia (ULOC).
Com um empréstimo sem garantia, o mutuário não precisa se preocupar com qualquer garantia ou pagamento de juros. Em vez disso, o mutuário simplesmente faz um pagamento referente a sua dívida. Uma característica importante de um empréstimo sem garantia é que o valor do pagamento não muda com base na quantidade de dinheiro que o cliente tem em sua conta bancária no momento do pagamento. Se o tomador do empréstimo entrar em default, o banco pode retomar qualquer propriedade usada para garantir o empréstimo, se necessário. No entanto, se o devedor pagar a dívida prontamente, ele ficará com a propriedade.
Os empréstimos autônomos negativos, também conhecidos como empréstimos sem garantia, são comuns para mutuários que trabalham por conta própria e têm dificuldade em obter empréstimos tradicionais. Os mutuários que desejam comprar um carro com uma entrada pequena ou precisam de uma entrada maior podem considerar esses empréstimos muito úteis. Os bancos podem não aprovar esses empréstimos porque não há garantias para protegê-los. Para obter um empréstimo autônomo negativo, o mutuário deve fornecer um documento assinado pelo seu empregador atestando que o empregado poderá fazer o pagamento mensal em dia. Isso também pode ser necessário para concluir o processo de inscrição. Esses empréstimos estão disponíveis para os mutuários que desejam melhorar sua pontuação de crédito.